Terremoto de magnitude 7,4 atinge a Colômbia e deixa mais de 132 mortos e contando

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia na manhã de hoje, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Ao menos 111 pessoas morreram, 87 ficaram feridas e há pessoas sob escombros

Por Redação UOL 10/08/2026 - 18:43 hs
Foto: Reprodução
Terremoto de magnitude 7,4 atinge a Colômbia e deixa mais de 132 mortos e contando
Prédios da cidade de Manizales, na Colômbia, ficam parcialmente destruídos após terremoto

O que aconteceu

Tremor se originou a 107 km de profundidade e seu epicentro foi na cidade de San José del Palmar, a 400 quilômetros de Bogotá. O terremoto aconteceu às 7h34 no horário local (9h34 no horário de Brasília) e foi sentido em cidades como Medellín, Cali e na capital. Alguns prédios públicos das cidades foram evacuados durante os tremores, de acordo com a imprensa local.

Ao menos 27 morreram no Departamento de Valle del Calca, a cerca de 200 km do epicentro. A informação sobre os mortos foi confirmada pela governadora Dillian Francisca Toro. O departamento é onde fica a cidade de Cali, uma das maiores da região e do país. Há pessoas presas sob escombros, segundo o prefeito de Cali, Alejandro Eder, que informou ter pedido o apoio de bombeiros em Bogotá e Medellín para retirar as vítimas que estão no local.


Foram 47 mortes no departamento de Risaralda, a cerca de 105 quilômetros do epicentro. Três dessas mortes aconteceram em um desabamento dentro do Aeroporto Internacional de Matecaña, na cidade de Pereira, informou o governador Juan Diego Patiño.

Outras nove pessoas morreram no departamento de Chocó e ao menos quatro pessoas na cidade de Manizales, no departamento de Caldas. Os estados ficam, respectivamente, a 80 km e a 90 km do epicentro do terremoto.

Informações do governo colombiano afirmaram que pelo menos 61 edifícios desabaram. Além disso, pelo menos 1575 habitações foram afetadas de alguma maneira no país.


Seis aeroportos do oeste da Colômbia suspenderam suas operações devido aos danos provocados pelo terremoto, informou a Aeronáutica Civil. "Foram registrados danos nos aeroportos de Pereira, Manizales, Quibdó, Armênia, Cartago e Buenaventura. Por segurança, as operações aéreas nesses terminais permanecem suspensas até que sejam avaliados os danos estruturais na infraestrutura", diz a nota do órgão na rede social X.

Ao menos 100 socorristas foram levados de Bogotá aos municípios do interior para ajudar nas buscas, segundo a Associação de Capitais da Colômbia. A organização reúne representantes das cidades do país. Venezuela, EUA e México se ofereceram para enviar socorristas ao país.


Governos locais também mencionam "feridos e danos graves". De acordo com a governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba-Curi, a região precisa se preparar para tremores secundários enquanto os danos são levantados. Na cidade de Manizales, uma torre da Catedral Basílica Metropolitana de Nuestra Señora del Rosario de Manizales foi destruída e prédios da Universidade de Caldas foram parcialmente danificados.

Presidente Abelardo de la Espriella declarou estado de calamidade. O político recém-empossado disse que um comitê discute medidas para enfrentar as consequências do tremor.

Espriella afirmou que cancelou a agenda e voou para Bogotá, onde vai liderar os trabalhos. "Convocamos um Posto de Mando Unificado na UNGRD, de onde liderarei pessoalmente as ações para atender às comunidades do Chocó, o Eje Cafetero e todas as zonas afetadas", escreveu no X.

UOL - Seu universo online